Mangá Face

Tudo Sobre Anime e Mangá

InícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Yo!! Cadastre-se! Faça amigos! Melhore seus desenhos! Publique seu mangá! Não sei mais oq fala!! Mas venha para o lado preto e branco da força!!

Compartilhe | 

Ser Roterista...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Nagareboshi

Dinheiro : 35
Emprego/lazer : rabiscar
Alerta :

MensagemAssunto: Ser Roterista...   Seg Maio 02, 2011 7:22 pm

Galera, eu sou novo aki (nessa versão do site)
Mas queria falar uma coisa:
Quero que ninguem aki ache que ser roterista é facil...não q seja chato, mas muitos aki no forum (uns eu até conheço) só pq assiste bakuman resove se tornar roterista, (até algumas vezes acha pq eh mais facil) mas olhe...ser roterista não é tão facil como algumas pessoas pensam, tem que escrever muito Bem (mas muito msm), ter uma boa inteligencia e trabalhar bastante...
Não estou falando mal não, mas tem umas pessoas aki q q se acham bom mas nem sabe escrever direito, mas isso eh só um alerta para saber q para ser roterista tem que escrever bastante, Oks?! Razz
Agora vou colocar umas dicas aqui que achei interessante, vcs podem não concordar, mas poste aki oque achou legal ou que achou "nada a ve"

Dicas

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que tipo de personagem você deseja criar para figurar seu manga. O enredo da sua história deve combinar com o personagem criado. Se seu personagem for divertido, o manga deve ser engraçada e se for um personagem sério, o manga deve ser sério ou dramático.
A estrutura básica para o roteiro de uma HQ possui 5 etapas:

1) Apresentar os personagens
2) Apresentar o ambiente (cenário)
3) Desenvolver a relação entre os personagens e o ambiente
4) Apresentar um problema
5) Crescer no problema até chegar ao ponto alto da história e conduzir até a solução do problema e ao encerramento da história.

Os personagens são o mais importante do manga, portanto, você deve desenvolvê-los bem. Seja na aparência, no comportamento, na relação com seu íntimo ou seu desafio, o personagem deve ter carisma suficiente para salvar uma história, se essa não for boa.
O ambiente é muitas vezes esquecido, mas o ambiente pode enriquecer muito a história, tanto pelos detalhes ou pela falta deles. O cenário pode ser apenas uma sala sem móveis, reforçando o drama do personagem.
Você deve ser criativo na escolha do seu problema (enredo). Esse problema não precisa existir necessariamente.
Lembre-se de que sua história deve ter começo, meio e fim, e deve fazer sentido para quem a lê e os desenhos devem ser condizentes com o enredo que você criar!

Personagens: desenvolva tanto as características físicas quanto psicológicas de cada personagem, atribua a cada um personalidades distintas e singulares que os tornem atrativos e chamem a atenção. Tenham em mente que a personalidade de uma pessoa afeta todas as ações decorrentes e também afeta as pessoas ao seu redor. Uma grande forma de se desenvolver um personagem e tendo como referencia uma pessoa de verdade.
Cenário: se sua historia for no 'mundo real' as outras variáveis da historia tem que fazer parte desse mundo, se sua historia se passar em um mundo 'imaginário' os personagens tem que interagir com esse mundo. Pense também em uma época histórica para fazer sua historia, por exemplo: se for uma era medieval, sua historia não vai poder ter carros e tecnologias.
O onde vivemos altera nossa personalidade e nossas características (é sério isso '-') então pense bem como cada personagem vai se adequar ao seu mundo.
Acontecimentos: uma boa historia tem os acontecimentos bem definidos e delimitados por outros acontecimentos, isso é feito para organizar a historia em etapas. Fica muito mais prazeroso para quem esta lendo quando fica tudo claro e organizado.
Detalhes: quanto mais detalhes tiver uma historia mais rica ela vai ser e maiores vão ser os campos a serem explorados, porém, uma historia com detalhes execivos e sem explicações acabam ficando cansativas de se ler.
Ver perfil do usuário
ÐєaƬђ_Fłaмє

Dinheiro : 361
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Ser Roterista...   Seg Maio 02, 2011 7:29 pm

Poxa vc mandou muito bme com esse topico, pela parte de escrever bem eu erro mesmo --", mais pra mim uma revisão ajeita tudo Very Happy, eu acho q minhas historias tem aspectos bons para virar um bom mangá queria q vc desse uma olhada:
http://mangaface.forumeiro.net/t660-roteiro-de-prince-wind
Ver perfil do usuário
Nagareboshi

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Ser Roterista...   Seg Maio 02, 2011 8:33 pm

Ja vi cara, mas você poderia primeiro apenas fazer uma base para sua história de como vai ser e assim entrando em mais detalhes...Tem um probleminha do tal do Clichê, deu para perceber que você colocou um pouco de alguns animes (acho melhor não colocar nomes da cultura japa, como Amaterasu e etc...) , tente colocar algumas coisas inovadoras, explique melhor como eh o mundo em que o mangá se passa, tente tbm melhorar a definição do mundo dos Deuses e o nosso mundo...e seria bom você colocar qual a relação do personagem principal com a aventura q ocorrerá no mangá
Mas olhe, eu não sou bom roterista não, nem se quer sei muito disso, muitos podem desconsiderar as coisas que eu postei, mas eu apenas tentei ajudar, não garanto nada certo '-'
Tente procurar opiniões sinceras de mais algumas pessoas
Ver perfil do usuário
ÐєaƬђ_Fłaмє

Dinheiro : 361
Emprego/lazer : Viciar em jogos xD
Humor : Pergunta pro Sasuke 8)
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Ser Roterista...   Seg Maio 02, 2011 8:40 pm

Tipo man, a historia se tem sim as mistura de animes, mais ta ficando comum acontecer um pouco disso mais num via mudar muito a qualidade, eu acho q usei o bleach e naruto, os deuses só apareceram no final, eu pensei q foce inovadora a minha historia susto, a historia vai mudar pouca coisa se não eu vou me perder na minha própria historia kk, ela e muito complicada.
Ver perfil do usuário
Nagareboshi

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Ser Roterista...   Seg Maio 02, 2011 9:04 pm

O fato eh só você colocar de um jeito simples para o leitor entender e por a mão na massa '-'
Vai fundo treine bastante, procure sempre reforumular seu roteiro, até chegar a hora dos Names
Quando vc terminar o seu mangá, me fale aonde comprar OKs?! \Õ

Ver perfil do usuário
Canetinha

Dinheiro : 259
Emprego/lazer : Internet/Desenhar Ao msmo tempo^^
Humor : *_*
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Ser Roterista...   Ter Maio 03, 2011 2:53 pm

ñ gosto muito de escrever, na verdade meus roteiros ficam dificeis de entender, pq eu imagino um cenario e a pessoa falando, tipo se ela tah dormindo alguem manda levantar, mas eu nunk falo qndo a personagem vai durmi entaum complica, tem alguma dica ai de como fazer um roteiro para ter entendimento sem colocar um desenho?
BYE
Ver perfil do usuário http://canetinha000.blogspot.com/
Nagareboshi

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Ser Roterista...   Ter Maio 03, 2011 10:22 pm

Humm, não entendi muito bem seu post, você está falando direto no name, ou apenas no roteiro escrito? Mas mesmo assim deve ser o fato do q ocorreu antes de chegar nessa cena...Mas se vc explicar um pouco melhor nós podemos te ajudar \Õ

Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ser Roterista...   

Ser Roterista...
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Mangá Face :: Geral :: Enquetes e Debates-
Ir para: