Mangá Face

Tudo Sobre Anime e Mangá

InícioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Yo!! Cadastre-se! Faça amigos! Melhore seus desenhos! Publique seu mangá! Não sei mais oq fala!! Mas venha para o lado preto e branco da força!!

Compartilhe | 

Chat roteiristas!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
...matsu...

Dinheiro : 3173
Emprego/lazer : Minha ocupação se baseia em não ter ocupações ^^
Humor : Só falo na presença de um advogado! ou não...
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Qui Dez 02, 2010 11:36 pm

5 Dicas para escrever um Roteiro de Quadrinhos1) EscrevaEscreva muito. Pare de falar a respeito de escrever e escreva. Escreva tudo o que der na telha na hora. Pode não vir a fazer sentido algum no final, mas faz parte do processo de criação.Não tem desculpa: você pode pegar uma folha simples de papel e desandar a escrever. Mas para quem tem acesso a computador, mais fácil ainda: vá jogando tudo num arquivo. Na hora de produzir o roteiro pra valer mesmo, você pode salvar o tal arquivo com outro nome: é mais fácil cortar, reescrever, reorganizar, editar, enfim… Mas isso só é possível se já tiver algo escrito.2) Organize as idéiasMuitas delas são bacanas, mas não funcionam numa história só (vale a pena guardar para outras). Pense que as coisas têm que fazer sentido – ações têm conseqüências, como na vida real, e espera-se que exista começo, meio e fim. Mesmo que a HQ seja contada fora de ordem cronológica. Ora, você não aprendeu nada mesmo quando estudou dissertação na escola?Vale apelar para as perguntas básicas dos jornalistas: Quem? O quê? Como? Por quê? Quando? Onde? Enquanto você elabora respostas para essas perguntas, vai delineando a história na sua cabeça (e no papel).3) Não escreva para si mesmoEsta dica vale especialmente quando o roteiro será desenhado por outra pessoa (embora acredite que valha mesmo quando se desenha uma história própria, para não ter que confiar na memória).Um roteiro é uma ferramenta de trabalho. Você deve expor de maneira clara, o mais objetivamente possível, o que pretende que seja desenhado. O desenhista será seu primeiro leitor. Se não conseguir capturar o interesse dele, quem dirá dos demais? Ele ainda terá uma série de decisões a tomar para desenhar (acompanhe um profissional decidindo sobre o que colocar numa página e verá como funciona), então não seja preguiçoso e dê um mínimo de detalhe sobre as cenas: se não, ele terá que “adivinhar” o que passou por sua cabeça.E escreva corretamente em língua portuguesa, por favor: escrever bem só se aprende com bastante prática e boa leitura. Um roteiro com erros crassos de português perde total credibilidade e o interesse do leitor.4) Não fale sobre uma ação: mostre-a.Você pode ser desenhista ou não, mas é importante pensar que o que você está escrevendo vai virar imagens. Ao invés de colocar uma caixa de narração explicando que um personagem é malvado, crie uma situação na qual ele possa demonstrar sua malvadeza. Uma imagem não vale mais que mil palavras?Quanto mais importante a ação, mais detalhes você tem que incluir no roteiro, que servirá como orientação para o desenhista. Se uma expressão de um personagem é importante, num determinado momento, peça um close (isso, como em linguagem cinematográfica). Se o importante é mostrar onde ele está, marque um plano geral do local.Vale lembrar que, num roteiro, você identifica o texto que deve entrar no quadrinho (nos balões, ou nos quadros de narração). Este texto sempre deve ser complementar à ação. Na maioria das vezes será ridículo você colocar um quadro com a narração “Ele desferiu um soco no queixo do adversário” enquanto o que se vê é um sujeito dando um soco no queixo de outro.5) O tempo dos quadrinhos é um caso à parteO tempo nos quadrinhos é determinado por fatores como o tamanho e detalhamento de um desenho e pelo espaço de requadro (o intervalo entre um quadrinho e outro).Você pode narrar ações simultâneas intercalando quadros. Você pode colocar num quadro ou numa seqüência de quadros, um desenho que mostre o tempo daquela ação (como uma seqüência que mostra um sujeito em sua cama do ato de dormir até o de acordar, enquanto no fundo do quadro vemos uma janela mostrando o sol que vai raiando).E existe também o tempo de leitura: um quadro de página inteira pode ser lido rapidamente ou não, dependendo do tamanho do desenho e dos detalhes contidos nele. É uma opção que se faz. Mas lembre-se: por mais que o roteirista e desenhista se esforcem para colocar “amarras” no tempo da HQ, o leitor ainda vai querer determinar seu próprio tempo de leitura e pode até subverter a ordem de leitura, pulando páginas (é a parte mais interativa do negócio). Um bom roteiro ajuda o leitor a mergulhar na história como ela foi concebida.
Ver perfil do usuário http://gotaku.forumeiros.com/
Crybbon
Tenente Crybbon
Tenente Crybbon

Dinheiro : 1925
Localização : Perto de onde voce nao Sabe...Mas, quer saber..E ai, sabe? =S
Humor : Você é a minha presa. Que tal? ^^
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sex Dez 03, 2010 6:13 am

Eu havia lido um texto igual esse num blog, mas nao me lembro qual.
E estou mesmo fazendo um pouco assim.
Ver perfil do usuário
guanimes

Dinheiro : 2071
Emprego/lazer : desenhar
Humor : feliz
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sex Dez 03, 2010 8:41 am

Eu escrevo só no word....Fica mais facil mesmo, o ruim é quando a minha irmã que usar no meio de um texto...

- Manga Face -
Acessem as minhas histórias!!

Mitologia G!!!!!!
Ver perfil do usuário
...matsu...

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sex Dez 03, 2010 1:26 pm

é só salvar ora bolas
guanimes

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sex Dez 03, 2010 4:47 pm

Mas ai minha enspiração se vai......

- Manga Face -

Mitologia G!!!!!!
Ver perfil do usuário
Crybbon
Tenente Crybbon
Tenente Crybbon

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sex Dez 03, 2010 6:23 pm

Ah, isso tem de se levar em conta mesmo.
Ver perfil do usuário
...matsu...

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sex Dez 03, 2010 7:51 pm

vc pode continuar escrevendo em papel e depois passa para o word
guanimes

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sex Dez 03, 2010 8:22 pm

Odeio escrever, minha mão na sala ja chegou a ficar doendo

- Manga Face -

Mitologia G!!!!!!
Ver perfil do usuário
...matsu...

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sex Dez 03, 2010 8:29 pm

então... dite para alguem escrever
edit: eu achei isso no blog "No Abismo"
Frases Clichês de Auto-defesa do fanzineiro

Quando recebe alguma crítica, o autor que tem o orgulho inchado o bastante para se ferir com facilicade começa disparar uma série de argumentos e frases clichês na tentativa de derrubar o “atacante” e sair por cima como maiorial, como se fosse uma disputa verborragica. As frases mais usadas são:“Faz melhor” – Essa frase é calcada em cima do sofisma de que, para criticar, você precisa saber fazer melhor do que o alvo da critica. Será que isso é um fundamento razoável? Vejamos por uma outra perspectiva. Você liga a TV e está passando Big Brother, ou Faustão e o Inspetor Malandro. Se você é uma pessoa razoável, em dez minutos irá levantar uma série de motivos para dizer que está assistindo a redefinição televisiva da palavra “merda”. Você sabe que aquilo é ruim, sabe PORQUE é ruim e, o mais mágico disso tudo, você NÃO SABE fazer melhor! Então por que a pessoa que critica seu trabalho tem que saber? Crítica se trata de teoria. Saber a teoria e saber fazer são coisas diferentes. Essa não passa de uma desculpa para tentar fazer o outro calar a boca. O “problema” é que se o outro realmente souber fazer melhor, nada mais pode ser feito e o autor terá uma dura lição de humildade. Outro problema grave de partir desse princípio é que assim o autor está SUBESTIMANDO o leitor, dizendo que leitores não entendem do assunto e não devem opinar. Saiba que o leitor – o leitor sensato – é o seu maior crítico.“Você está é com inveja” – Às vezes essa me faz rir. Você olha o zine todo torto e mal escrito e tem que ouvir que está com inveja. Ainda não entendi o que leva as pessoas a pensarem isso. Então pula para a próxima.“Meu zine é como um filho pra mim” – Ok, pára tudo. Mas HEIM? Que coisa sem pé nem cabeça! E olha que essa frase é no sentido carinhoso. Não é no sentido de que o autor teve “dores de parto” para criar e produzir sua obra, mas de que ele tem um carinho todo especial e meigo para com seus personagens e sua história a ponto de não PERMITIR que ninguém fale mal deles assim como pais não admitem que falem mal de seus filhos. Isso faz pensar em muitas coisas, e a primeira delas é que quem diz isso nunca teve um filho. Fato. Eu também nunca tive, mas não é preciso ter para chegar a essa brilhante conclusão – assim como não é preciso ser um desenhista para identificar aqueles erros de anatomia. E a segunda é que o autor não sabe como encarar seu próprio trabalho com o mínimo senso de profissionalismo. Eu diria que um autor profissional trata seus trabalhos mais como um em uma academia do que como filhos. Ele é exigente, rigoroso, rígido, perfeiccionista e nada nunca está bom o suficiente. Corta, remenda, corrige, corta ainda mais até ter uma estética minimamente apresentável. NUNCA são filhos que tem que ficar bajulando. Esses trabalhos nunca terão a revisão que precisam porque são trabalhos mimados.“Faça critica construtiva” – Essa também é comum. É baseada no falso entendimento de que uma crítica que diz “está muito ruim, está uma merda” é destrutiva e não pode ser feita. Destrói o que, eu pergunto? Destrói o trabalho? Destrói a cidade, o mundo? Não, destrói apenas o ego do autor. E na maioria dos casos, isso é necessário. Concordo que críticas assim são POBRES e pouco úteis, mas se o autor está pensando que seu trabalho é uma maravilha quando não é, então críticas assim são bem-vindas para abrir seus olhos. As vezes, o orgulho é tão grande, que críticas mansas não o fazem ver o quanto a coisa está ruim. É preciso um verdadeiro tratamento de choque. São casos raros, mas existem.“Mostre o que é o certo fazer, então!” – Vem depois do “faça uma crítica construtiva”. O autor diz isso, mas normalmente não é porque quer aprender, mas na esperança de que o crítico não saiba responder e, assim, possa sair por cima na “discussão”. Esse tipo de autor pensa que é uma disputa. Mas tenho boas notícias: você não precisa saber o que é certo fazer para saber o que é errado. Ou seja, você não precisa saber como criar uma motivação para um personagem para detectar um protagonista apático e estático.E a pérola do dia: “Você só quer aparecer” – Sim, apesar do esforço que alguns em passar a maior parte do dia lendo zines e escrevendo textos para ajudar os autores, ainda disparam esse chute pra fora do estádio. Precisa de mais comentários?Com tudo isso, eu só quero dizer aos fanzineiros, ilustradores, roteiristas e autores em geral que críticas não são um ataque terrorista contra a sua pessoa. Críticos não são contra o quadrinho nacional. E ainda que você ache essa contribuição muito parca e que deveríamos estar produzindo ao invés de criticar, isso não exime você de ponderar o que lhe foi dito na crítica, assim como nenhuma das desculpas acima exclui o fato de que você precisa sempre ouvir o que lhe é dito. Ninguém sabe o que o outro faz e produz por trás de monitores e perfis de orkut.Espero que com esses três posts você tenha aprendido um pouco sobre como encarar uma crítica ao seu trabalho e a usar isso a seu favor. Qualquer comentário sobre o assunto, pode fazer nos “comentários” deste post que eu responderei com todo o prazer.
Crybbon
Tenente Crybbon
Tenente Crybbon

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 6:28 am

Cara isso e verdade mesmo.
As criticas podem ser intendida do jeito que forem, mas se soubermos entende-las, passa a ser uma ajuda para nossas ideias.
Ver perfil do usuário
guanimes

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 7:08 am

Uma vez o meu amigo da escola estava desenhando ai eu falei que tava cheio de erros, ai ele falou:_ Vem fazer melhor!- Ai eu disse:- Tabom, eu consigo!- Ai eu fui e fiz melhor!

- Manga Face -

Mitologia G!!!!!!
Ver perfil do usuário
Crybbon
Tenente Crybbon
Tenente Crybbon

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 7:12 am

Essa e a parte que deixa mais constrangido akele qe diz :faz melhor.
Ver perfil do usuário
Mega Silver

Dinheiro : 963
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 8:45 am

O mais interessante é:
O quanto estamos dispostos a melhorar? ao ponto de desconstruirmos uma história que levamos tempos e tempos fazendo?

Realmente, o leitor não tem culpa se vc não sabe desenhar, o leitor não tem culpa se vc não sabe escrever...mais ainda, o leitor não tem culpa se seu entendimento de mundo é pequeno...

Por isso que falo que devemos mesmo ter mais conteúdo...só ler mangá e hq não faz de nós aptos a sermos roteiristas, não somos mais que consumidores que resolveram fazer o seu produto...pra consumo próprio...

Por isso, além do gosto próprio devemos ter senso crítico se o que estamos fazendo vai agradar os outros ou só vai agradar a gente.

Vejam bem:
Nos dois mangás que estou postando(Armory e Excels) eu não tinha entendido ainda esse fato, o que me fez criar e editar um mangá apenas para o meu gosto....por isso são mangás difíceis...pq hoje eu entendo como é ter que fazer consseções para se agradar o público alvo...entendo o que deve ou não deve ter pra agradar esse ou akele fulano, a coisa meio que ficou mais eclética...apenas pelo conteúdo que eu adquiri ao longo dos anos, vendo, estudando, pesquisando...

Notem o que já não acontece com Powerman que é meu mangá atual...onde fiz consciente de qual público teria(neste caso o público-alvo eram leitores da fanfic que esperavam o mangá) encaixando cada formato adequado para seu leitor...

Mesmo assim não agrado a todos...e o que temos que procurar entender principalmente, COMO FUNCIONA?...dissecar sucessos como Dragon Ball Z, Naruto e etc, e não simplesmente bater palmas e ficar babando por eles...E mesmo assim as críticas negativas estarão lá...pra fazer a gente ir tomando o caminho certo(se a gente souber ouví-las)
Ver perfil do usuário http://www.elninostudios.blogspot.com
Crybbon
Tenente Crybbon
Tenente Crybbon

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 8:55 am

Sim, foi o que eu disse, só que vc explicou melhor.
Ver perfil do usuário
...matsu...

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 1:23 pm

ainda falta muito para nós nos tornarmos mangakás justamente pq não temos muita noção do QUE é um mangá de verdade
falta preparação
nycolas_kun

Dinheiro : 470
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 1:59 pm

Uhum, concordo com o matsu.
Acho que deveria ter ao menos um curso ou escola para mangakás em SP capital, afinal, é uma das mais avançadas, na minha opnião.
Diferente do meu estado que só cresce na porcentagem de violência.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ver perfil do usuário
...matsu...

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 2:35 pm

mas existem varias nycolas!
Urahara

Dinheiro : 2171
Humor : sei lah...me dê as opçoes q eu lhe digo
Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 5:17 pm

soh crese na porcentagem d violencia?!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ta igual aqui na minha cidade^^mas concordo q deviam ter mais escolas p ensinar a desenhar e tudo mais^^
Ver perfil do usuário
...matsu...

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 5:21 pm

a violencia tá presente em todo local
seria otimo um mamgá assim, não só sobre a violencia no brasil
mas a violencia no mundo
o mangá pode se chamar Chaos
ideia otima! vou fazer! vlw galera é a segunda ideia que eu tenho aqui
Crybbon
Tenente Crybbon
Tenente Crybbon

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 5:50 pm

So nao pode fikar parecido com uma historia minha.
Que to bolando.
Ahah
Ver perfil do usuário
...matsu...

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Sab Dez 04, 2010 6:05 pm

bem cm eu não conheço a sua historia não tem cm ficar parecido
a nãos er que seja destino, uma hipotese minima
guanimes

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Ter Dez 07, 2010 9:32 am

Ou cultura....

- Manga Face -

Mitologia G!!!!!!
Ver perfil do usuário
Crybbon
Tenente Crybbon
Tenente Crybbon

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Ter Dez 07, 2010 9:36 am

relaxa matsu, ja mudei o roteiro dela, tava mto brega.
Ver perfil do usuário
guanimes

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Ter Dez 07, 2010 9:38 am

Posta nos roteiros vcs dois...

- Manga Face -

Mitologia G!!!!!!
Ver perfil do usuário
...matsu...

Alerta :

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   Ter Dez 07, 2010 9:57 am

guanimes
eu exclui todas a mensagens da minha caixa de pm sem querer
dá para vc mandar outra contendo o primeiro e segundo caps para eu revisar?
desculpa o incomodo
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Chat roteiristas!   

Chat roteiristas!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Chat dos Personagens
» CHAT - Bate Papo
» CHAT - Bate Papo